A topografia tem por objetivo principal representar os pontos notáveis, assim como todos os acidentes geográficos de um terreno.
Este processo é realizado com aparelhos avançados, como a Estação Total e GPS, tecnicas de GNSS ou sistema de navegação por satélite.
Para realizar uma análise topográfica de um terreno, antes de mais nada são determinados os pontos de referência que são utilizados para situar os elementos de todo o terreno.
O topógrafo então utilizará um piquete para marcar um ponto aleatório que será a partida para o estudo. Os demais pontos formarão um poligonal dentro do terreno.
Sobre o ponto inicial é posicionado um aparelho de medição de distância e de ângulos, que é chamado de Estação Total, que deve ficar exatamente sobre o primeiro ponto, que será utilizado para determinar a distância até o ponto seguinte.
O topógrafo então mede a posição, ou seja, a distância e o ângulo de cada elemento do terreno em relação a poligonal com o sensor infravermelho presente na Estação Total.
Os dados são então inseridos na planta ou carta topográfica, que será entregue aos projetistas, que serão encarregados de finalizar os estudos.
O que é a Topografia?
Antes de construir um determinado terreno é extremamente importante realizar um levantamento topográfico para ter noção de todas as partes do terreno e consequentemente, onde deverá ser posicionado cada elemento da construção.
A topografia também ajuda a saber se a obra esta alinhada e posicionada corretamente, podendo também identificar possíveis deslocamentos da estrutura.
Para que a análise seja feita com precisão e assim evitar erros que podem custar milhares ou até milhões de Reais, é necessário contratar uma empresa especializada no assunto e que esteja completamente preparada para atender a seus clientes com excelência.
E é por essa razão que a THF Topografia é a melhor opção para você!
Tem interesse em levantamento topográfico? A THF Topografia te ajuda!
Entre em contato com a THF Topografia e solicite um orçamento grátis e sem compromisso.